quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O livro perdido das Bruxas de Salem






Você pode até não acreditar em bruxas, feitiços e toda essa coisa de magia, mas vai adorar descobrir os mistérios do livro de Katherine Howe, O livro perdido das Bruxas de Salem. E antes de mais nada, saiba que a bruxaria não é apenas história que o povo andou inventando ao longo dos anos. O pânico de Salem realmente existiu em meados de 1600, e várias mulheres foram enforcadas sob o crime de bruxaria.
A autora, descendente de Elizabeth Howe - condenada por bruxaria -, procura se basear no máximo de informações verdadeiras sobre o surto de Salem para criar sua história, assim como os métodos - absurdos, eu acrescento - para identificar no corpo das mulheres sinais que as denunciassem bruxas, o sistema dos julgamentos realizados na época, o contexto social e até mesmo detalhes como o vestuário das personagens.
A história desenvolve-se em torno do livro de feitiços de Deliverance Dane, que foi passado de mãe para filha durante várias gerações até chegar a vez de Connie, uma historiadora do período colonial que mora em Cambridge. A questão é que Connie não acredita em misticismos, e resiste enquanto pode para afastar de si coisas que ela não pode explicar. Ao mesmo tempo, no entanto, ela muda-se para a casa da falecida avó, em Marblehead, e ao encontrar escondido em uma chave o nome Deliverance Dane, mergulha de cabeça em pesquisas para descobrir mais sobre aquela mulher. Quem era ela? Por que seu nome estava dentro da chave?
A partir de então, Connie não pode mais voltar atrás, principalmente quando descobre a existência de um livro de feitiços, que se torna a grande motivação de sua curiosidade. Coisas estranhas começam a acontecer, não apenas ao redor de Connie, mas com ela mesma, e acredite... Você não vai querer parar de ler até descobrir toda a verdade sobre as bruxas de Salem e a relação inimaginável que elas têm com Connie.

É revoltante saber, no entanto, que várias mulheres foram condenadas e enforcadas simplesmente porque boatos se espalharam sem controle algum. Boatos absurdos, inclusive: pessoas argumentavam ter visto uma bruxa voando em sua vassoura de fogo durante a noite, jogando ameaças ao vento e fazendo um pacto com o Diabo, e isso era o suficiente para condenar uma mulher à morte.
Deixo então a sugestão de leitura, e embora a narrativa seja fácil e leve, a história é contagiante.

2 comentários:

  1. Oi Ísis!

    Não sabia que tu tinha um blog. Sei que a história das bruxas de Salem foi contada em um filme, que passou na televisão há bastante tempo. É interessante como as pessoas podem ser tão fanáticas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Livros históricos são os meus favoritos.
    E o que mais valorizo nesse tipo de obra é a descrição bem refinada do cenário e a revelação da mentalidade da época.

    Muitas mulheres foram perseguidas em vão, mas era um período de ignorância, a maioria dos atos ruins se baseavam em igenuidade.

    Parece ser uma obra encantadora.

    Adorei o seu espaço também.

    Muito bacana.

    Abç.

    ResponderExcluir