terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Labirinto





Hoje quero falar não apenas sobre um livro do qual eu gostei, mas sobre uma grande história. E quando eu digo grande, no sentido de grandiosa, não estou exagerando nem um pouco. Labirinto, de Kate Mosse, é o melhor romance histórico que eu já li até hoje. Não porque eu sou naturalmente fascinada pela História, mas porque o livro simplesmente suga você para dentro daquela vida do início do século XIII sem deixar ao leitor apaixonado pela Idade Média nenhuma chance de fuga.
Alternada entre o ano de 1209 e 2005, a narrativa começa já com o poder de esclarecer aos poucos - lentamente, para que o leitor não consiga parar de ler - o passado, quando tudo começou, e o futuro, onde tudo terminará. Alaïs du Mas, uma jovem casada com o chevalier Guilhem du Mas, recebe de seu pai a missão de proteger o segredo do Graal, por mais que ela não entenda o que aquilo significa. Na época, a região do Languedoc - onde a cidade de Carcassona, casa de Alaïs, ficava - sofria sob a ameaça de invasão da Igreja Católica, que pretendia expulsar os cátaros daquelas terras.
A autora de Labirinto fornece ao leitor uma importante nota histórica sobre este período: "O papa Inocêncio III convocou uma cruzada contra uma seita de cristãos do Languedoc. Hoje em dia, seus membros são geralmente conhecidos como cátaros. Eles chamavam a si mesmos de bons chrétiens. O objetivo do papa Inocêncio era expulsar os cátaros da região do Midi e restaurar a autoridade religiosa da Igreja Católica." Com base nessa explicação, acredito que você possa se situar no contexto principal. Uma guerra religiosa, ou melhor, absurdamente fundada em conceitos religiosos, mas que na realidade era motivada pela ambição dos barões franceses pelo domínio daquela região. O resultado disso foi que, infelizmente, milhares de cátaros foram barbaramente assassinados apenas por serem fiéis à Deus a seu modo - um modo que, ressalto, não agradava à Igreja Católica.
Voltando à questão do Graal, temos aqui uma versão interessantíssima do Santo Graal, e que foge ao mito comum e mais conhecido, de que existiria um cálice no qual Cristo havia bebido na Última Ceia e no qual seu sangue havia sido colhido durante a crucificação. Em Labirinto, Kate Mosse nos propõe uma nova idéia, de que o verdadeiro Graal seria então uma trilogia de livros, a Trilogia do Graal. O Livro das Palavras, o Livro dos Números e o Livro das Poções. Os três livros juntos revelariam o segredo do Graal, um segredo ancestral que deveria ser protegido geração após geração. Alaïs, nossa personagem medieval, tornou-se então uma guardiã, buscando proteger a Trilogia.
Em 2005, Alice Tanner descobre uma caverna no Pic de Soularac, localizado nos Montes Sabarthès - sudoeste da França -, durante uma escavação. A partir de então, ela involuntariamente desencadeia uma série de acontecimentos que ela não pode parar. A única opção de Alice é seguir as pistas deste mistério e ir até o final da história, custe o que custar.
Labirinto é uma leitura repleta de mistérios, segredos, descobertas, coisas que você nunca havia imaginado. E embora o livro conte com quase 600 páginas, você não vai querer deixar o próximo capítulo para depois.

Um trecho do livro:
"As pessoas procuram a verdade. Pensam que a encontraram. E então param de procurar, sem nunca imaginar que debaixo do que encontraram existe algo ainda mais espantoso."

4 comentários:

  1. Se você gosta de livros tem um Blog que você iria gostar
    Fala de livros e filmes e da vida

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante...
    Adorei a resenha, contudo, como minha formação é em Letras, não pude deixar de perceber a qualidade de sua escrita. Eu é que não conseguia parar de ler o seu texto, pois sabe organizar muito bem as palavras e proporcionar, inclusive, um certo prazer na leitura de sua leitura.
    Enfim, primeiramente, parabéns pela bela arquitetura textual; em segundo, pela forma corrente e nitidamente satisfatória com que conduziu a história na História da autora sob em sua narrativa.
    Adoro o período medieval... Abração!!!
    http://cronutopia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Tu faz Letras na UNISC. Por acaso não escreveu um texto no Universo das Letras outro dia? Se é adorei!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esta autora.
    Pelo que você diz, a leitura vale realmente pena.
    Não curto muito o estilo Dan Brown/Lost de "a resolução de um mistério conduz a outros dez", mas esse não parece ser o caso deste livro.
    http://www.fantasticocenario.com.br
    Até mais.

    ResponderExcluir